Victor Vasarely HOLM 123×96 óleo sobre tela 1971/1988
Victor Vasarely
1906-1997
1906
Victor Vasarely nasce a 9 de abril, em Pecs, Hungria. O seu ano de nascimento foi sepre dado como 1908.Vasarely so em 1996 revelou que nascera em 1906, numa entrevista ao jornal ” Le Figaro”.
1925
Começa a estudar medicina em Budapeste,mas abandona em favor da arte.
1927
Educação artística na academia privada Podolini-Volkmann. Paralelamente desenha cartazes de publicidade.
1929
Transfere-se para “Mühely” uma escola fundada por Alexandre Bortnyk sob o modelo da Bauhaus de Weimar. Primeiras abstrações geométricas.
1930
Muda-se para Paris e se casa com Claire, que tinha conhecido em Mühely.
1931
Nascimento do seu filho André. Vasarely começa a trabalhar como artista comercial para varias grandes agencias de publicidade cedo adquire a capacidade de empregar assistentes para executarem os desenhos.Entretém-se com a idéia de estabelecer uma escola inspirada na idéias da Bauhaus e desenvolve um método de ensino baseado em folhas de exercícios de várias técnicas gráficas.Começa a investigar sistematicamente os efeitos ópticos nas artes gráficas e faz experiências com barras, redes,lineares e padrões de tabuleiro de xadrez. Mais tarde referir-se-ia a estes “Estudos Gráficos” realizados na década de 1930, como o “repertório básico ” da sua arte.
1934
Nascimento de Jean-Pierre que mais tarde assumiria o nome Yvaral.
1940
Vasarely conhece sua futura comerciante se arte, Denise René, com a qual colaboraria ate 1975.
1942
Muda-se por dois anos de Paris para Saint- Céré, no Departamento de Lot, e preocupa-se crescentemente com a pintura.Admira especialmente Paul Klee, Josef Albers, Antoine Pevsner e Sofhie Taeuber-Arp.
1944
Inauguração da Galerie Denise René, em Paris, e Vasarely envolve-se na sua fundação.Viria a receber grande parte das exposições importantes dedicadas as fases diferentes de sua obra. A galeria é inaugurada com a apresentação dos desenhos, estudos gráficos e arte comercial de Vasarely.Fase de pintura a óleo influenciada pelo Cubismo, Futurismo e Surrealismo a que, mais tarde, viria a chamar “fausses routes” ou caminhos errados.
1947
Desenvolvimento de uma linguagem original, geométrica e abstrata. Inspirações cruciais vêm das experiências visuais de todos os dias que Vasarely gradualmente traduz para formas crescentemente abstratas.Lugares importantes são a aldeia costeira de Belle-Isle, a estação do metropolitano de Denfert-Rochereau e a aldeia de montanha Gordes. Análise da visão tridimensional, experiências com a interferência óptica, figuras “flip-flop” ou invertidas em perspectiva axonométrica.
1951
Muda-se para Arcueil . Desenvolve um grupo extenso de obras coletivamente intituladas “Preto e Branco” Expõe os “Fotografismos, ampliações fotográficas em larga escala de desenhos preto e branco,e “Formas e Cores Murais”na Galerie Denise René. Aparecimento das “pinturas de profundidade cinética” – composições a preto e branco em folhas sobrepostas de plexiglás.
1952
Publicação da primeira monografia sobre Vasarely, escrita por Jean Dewasne.
1954
Primeiras “integrações arquitetônicas, na Universidade de Caracas, a convite do arquiteto Villanueva.
1955
Vasarely inicia a exposição coletiva “Le Mouvement”na Galerie Denise René. Dedicada à exploração da arte cinética, dá lugar a grande agitação.Publica-se o “Manifesto Amarelo”. A partir deste momento, Vasarely goza de reputação incondicional e as honrarias e prêmios acumulam-se. Participa em importantes exposições coletivas internacionais, incluindo as dos”50n Anos de Arte Moderna”em Bruxelas (1958), a “Seleção Inaugural “, no Salomon R. Guggenheim Museum, em Nova Iorque (1959) e várias exposições”Documenta, em Kassel. Exposições individuais em Buenos Aires, Caracas, Londres e Colônia , na Galerie Der Spiegel.
1959
É patenteada a “unidade plástica”de Vasarely, um bloco pictórico que consiste num quadrado com uma figura geométrica gravada. esta “unidade plástica”permite produção em série de pinturas que utilizam módulos pré-fabricados e “programas” ou “partituras visuais” que são executadas por assistentes no estúdio. Esse blocos de construção, como as letras do alfabeto,fornecem a base de uma gama praticamente ilimitada de combinações de cor e forma, tal com se vê em séries como “Folclore Planetário”, “Permutações” e “Algoritmos”.
1960
Vasarely dá apoio a fundação do “Grupo de Investigação de Arte Visual”no qual seu filho esta envolvido e que existiria até 1968.
1961
Muda-se de Arcueil para Annet-sur-Marne.
1963
Exposição “Unidade Plástica”no Musée des Arts Décoratifs, em Paris.
1964
Prêmio Guggenheim, em Nova Iorque. Desenvolvimento de obras de grupos arquitetônicos, com a “Homenagem ao Hexágono” a partir de investigações de cubos axonométricos e os “Tridim”e os “Bidim”. Numerosas exposições individuais no Kunsthalle em Berna, Pace Gallery, em Nova Iorque, e Sidney Janis, em Nova Iorque.
1965
Participação na exposição de Op Art “The Responsive Eye”, Museum of Modern Art, em Nova Iorque.Recebeu grandes prêmios na VI Exposição Internacional de Artes Gráficas, em Lubliana, e na VIII Bienal de Arte, em São Paulo. Nomeado Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras pelo Ministro da Cultura da França. A sua monografia é publicada pelas Edições Joray.
1967
A arte De Vasarely atinge um sucesso extraordinário na exposição de Op Art “Luz e Movimento, no Museu de Arte Moderna da Cidade de Paris. Promove e divulga as suas obras em enorme número de variações e edições, como múltiplos, serigrafias, tapeçaria e composições no espaço.Mais Integrações arquitetônicas em locais que incluem a Gesamthochschule, em Essen, na Alemanha (1965) e no rinque de patinação de alta velocidade em Grenoble, França (1968).Executa grupos de obras com título ‘Vegas”baseados no efeito invocador de espaço de formas fortemente bojudas de plástico e “Vonals”composições lineares que produzem um grande efeito de profundidade.
1970
Inauguração do Museu Didático em Gordes. É nomeado Cavaleiro da Legião de Honra.Vasarely cria muita integrações arquitetônicas que incluem dois grandes afrescos na Estação de Montparnasse, em Paris (1971) e a fachada da RTL. As Edições Joray publicam a “Monografia II”.
1976
Abertura da Fundação Vasarely, baseada no seu próprio desenho, em Aix-en- Provence, cuja construção foi por ele financiada. A fundação dedica-se a por em pratica as visões arquitetônicas e urbanas de Vasarely, dedicando-se ainda à teoria e investigação. Instalação de um retrato em relevo de Georges Pompidou, no Centro Pompidou, em Paris.Inauguração do Museu Vasarely na casa onde nasceu o artista , em Pecs, na Hungria.
1983
É nomeado cidadão honorário da Cidade de Nova Iorque. Ciclo de conferências por todo os EUA.
1984
Cenário para “Tannhäuser”na Ópera de Paris, dirigida por István Szabó.
1987
Inauguração do Museu Vasarely no Palácio Zichy, em Budapeste.
1990
Nomeado Grande Oficial da “Ordem dos Méritos”.
1997
Victor Vasarely morre a 14 de março, em Paris.